domingo, 25 de novembro de 2007

Sinopse do Enredo 2008


“Um Anjo chamado Galloway fez de sua arte e do canto uma Angra de Estrelas.
Bravo, bravíssimo...”

O grande homenageado do Bloco da Imprensa no carnaval de 2008 será o Maestro Galloway, que incontestavelmente tem o seu nome marcado na história da cultura de Angra dos Reis, como um dos maiores mestres que fomentaram a veia cultural de gerações de angrenses para a música e o teatro. Beverly Gerard Maxwell Galloway, inglês, nascido em 1937, no Condado de Yorkshire, na cidade de Seaborough, localizada ao norte da Inglaterra, com formação acadêmica em música e teatro fortemente influenciada pelas obras de William Shakespeare, veio para o Brasil no início da década de 60, fugindo da violência na Europa, morou na Ilha Grande a partir de 1964, se encantou por Angra dos Reis, começando sua trajetória como professor em 1969 na montagem do coral do CENIAR - Centro Estadual de Ensino Integrado de Angra dos Reis, atualmente CEAV, a pedido do professor Jair Travassos, originando daí a criação do “Grupo Teatral Aventureiros” na década de 70, época em que Galloway dava aulas de inglês no Colégio Naval.
Autor e adaptador na montagem de várias obras teatrais e óperas premiadíssimas, e entre elas algumas peças para o teatro se destacaram como à adaptação de “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, seu primeiro trabalho em Angra, Capitães de Areia, de Jorge Amado, chamada por ele de “Os Malandrins” e “Noite de Reis”, comédia de William Shakespeare.
Entre as óperas destacamos “Dido e Aeneas”, de Henry Purcell, compositor inglês do século XVII, “Como criaram a noite”, ópera de sua autoria, baseada no folclore brasileiro, “Antema de São Francisco - Missa Brevíssima”, onde uma oração de São Francisco de Assis foi transformada em música pelo Maestro Galloway, para homenagear a professora Luíza Olindina Alves, conhecida na cidade como Dona Luíza da Pestalozzi, que era responsável pela confecção dos figurinos dos atores e coralistas, além de grande amiga e uma das maiores incentivadoras de seu trabalho em Angra. E em uma de suas óperas mais famosas, a última idealizada por ele em 1990, “Estrela”, Galloway utilizou canções próprias, do folclore brasileiro e natalinas, em uma visão singular sobre o nascimento de Jesus Cristo.
Fundador do Coral da Cidade em 1988, Galloway chegou a implementar, em 1993, o projeto “Vozes de Angra – Um Coral em cada Escola”, buscando estimular o canto coral, como forma de incentivar o surgimento de novos talentos para a cultura angrense, por meio da educação. Uma de suas paixões era o folclore brasileiro e entre as adaptações feitas pelo maestro, está o arranjo especial feito por ele para a música Maria Bonita.
O Maestro Galloway, com o seu talento notório e bastante diversificado, ainda criou composições para crianças, obras pouco conhecidas, feitas especialmente para uma escola de inglês da cidade a pedido de uma amiga, e entre elas ressaltamos a “Let’s sing and play on Halloween Day”, tradução: Vamos cantar e brincar no dia do Halloween, o dia das bruxas, tradicional na cultura americana. Carismático e receptivo, Galloway fez muitos amigos no cenário cultural e artístico não só em Angra, e costumava reuni-los em sua casa, em Monsuaba, para um chá das cinco, preservando sua tradição inglesa. O Anjo Galloway nos deixou em outubro de 1999 e não chegou a ver um dos seus sonhos realizados, a inauguração do Teatro Municipal da cidade, mas nos deixou um imenso patrimônio cultural e uma Angra de Estrelas, resultado de um céu que até hoje faz brilhar as suas obras inesquecíveis e imortalizadas na música e no teatro.

Atenção compositores!

Tópicos e dicas importantes a serem destacados no enredo que devem ser relevantes na composição do samba-enredo do Bloco da Imprensa para o Carnaval 2008:
O samba-enredo deve ser curto, estilo samba de embalo, de preferência com frases curtas e refrões empolgantes, podendo também tornar poética a letra do samba;
Procurar citar dentro da letra do samba o nome do Tema-Enredo : “Um Anjo chamado Galloway fez de sua arte e do canto uma Angra de Estrelas. Bravo, bravíssimo...”. Nesta frase a gente desejou viajar mesmo, subjetivamente querendo dizer que o Maestro Galloway era um ANJO, que exercia a função de um mensageiro entre a cultura e os homens e que através da sua arte, formou e lapidou inúmeros talentos para a cidade, daí uma Angra de Estrelas. Bravo, bravíssimo, é aplausos, reverência, ovação, honras, ao Maestro Galloway;
Mesmo num samba curto, procurar citar algumas das obras e tópicos mais importantes que marcaram a sua história em Angra, citadas no enredo acima, sem haver a obrigatoriedade de citar todas as obras e todos os passos da vida do Maestro em Angra destacados acima;
Ordenar a letra do samba-enredo como se estivesse contando a trajetória do Maestro Galloway em Angra, podendo citar a sua origem inglesa, sua chegada à cidade, suas obras mais famosas, seguindo uma cronologia, porém sem a necessidade de citar datas;
O que pode ser importante estar na letra do samba: criação do Coral CENIAR, do Grupo Teatral Aventureiros, paixão pelo Folclore Brasileiro, primeiro trabalho em Angra a adaptação para o teatro de o Auto da Compadecida, e ainda as peças “Os Malandrins” e “Noite de Reis” e as óperas “Como criaram a noite”, “Missa Brevíssima”, oração de São Francisco em homenagem a Dona Luíza, e a mais famosa, “Estrela”. Fundador do Coral da Cidade, Galloway projetou um sonho na formação de jovens talentos da música com o “Vozes de Angra – Um coral em cada escola” e ainda fez as crianças brincarem através da música com a tradicional “Dia das Bruxas”. No Chá das Cinco em Monsuaba, ele recepcionava os amigos, mantendo a sua tradição inglesa. Um sonho realizado, mas não presenciado, o Teatro Municipal da cidade;
Tentar seguir as expressões utilizadas na sinopse do enredo sugeridas pela coordenação é importante, porém a sua adequação vai muito da criatividade dos compositores em expressões ou frases que inclusive podem proporcionar rimas, harmonia, melodia e empolgação ao samba.

Obs: A coordenação do Bloco da Imprensa desde junho deste ano, 2007, vem contando com a colaboração de uma comissão de pessoas conhecedoras profundas da história de Galloway, ex-alunos, admiradores e que possuem acervos do maestro, que constantemente vêm se reunindo conosco para agregar valor a nossa pesquisa. Nomes como a poetisa Ana Maris Ribeiro, o maestro Moacir Saraiva, a professora de música Miriam Galindo e os atores, produtores culturais e professores Zequinha Miguel, Marcelo Ramos e Mário dos Anjos, estão nesta comissão, além de contarmos com o apoio do Ateneu Angrense de Letras e Artes e de seus membros.

A escolha do samba-enredo do Bloco da Imprensa vai acontecer no dia 11 de janeiro de 2008, numa sexta-feira, no Restaurante do Iate Clube Aquidabã, às 20h. A entrega dos sambas-enredos concorrentes deverá ser feita no máximo até às 4 da tarde (16h) do dia da escolha do samba, no Café Favorito, na Rua do Comércio, no Centro de Angra, ou pessoalmente nas mãos do Coordenador do Bloco da Imprensa, Beto Carmona. Cada samba concorrente deverá ser entregue com no mínimo 10 (dez) cópias da letra, contendo o(s) nome(s) do(s) compositor(s), do enredo, sendo obrigatório em papel digitalizado ou datilografado, para facilitar o entendimento da composição.

Atenção compositores concorrentes ao samba-enredo do Bloco da Imprensa: Independente do samba-enredo vencedor ter seus intérpretes, o mesmo deverá indicar somente um representante para defender o samba ganhador na gravação em CD, nos dois ensaios do bloco antes do carnaval e no dia do desfile oficial, dia 1º de fevereiro de 2008, pois o mesmo se juntará aos intérpretes oficiais do Bloco da Imprensa, Chiquinho da Fortaleza e Wellington Coração.

Aos compositores, boa performance na composição da letra do samba-enredo.
BOA SORTE!
Maiores informações com o jornalista Beto Carmona – (21) 9687-2272

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Beto Carmona por mais esta iniciativa de colocar à disposição de todos informações sobre o Bloco da Imprensa. Às vezes é difícil de acreditar como você consegue dar conta de tantos compromissos e sempre com muito profissionalismo e competência. É um orgulho ser seu amiga e fique sabendo que este blog já está em meus favoritos. Beijos e até breve!