quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bloco da Imprensa vai homenagear seu ex-mestre sala falecido no ano passado e que desfilou pelo bloco durante 10 anos



  A Associação Recreativa, Cultural e Carnavalesca Bloco da Imprensa de Angra dos Reis (ABIAR), popularmente chamada e conhecida como Bloco da Imprensa, uma das principais agremiações carnavalescas de Angra dos Reis, se prepara para mais uma folia no município e com o compromisso de promover mais um grande desfile pelas ruas do Centro da cidade. Com o enredo “Ao Mestre (Sala) Chidonga com Carinho”, o Bloco da Imprensa fará uma homenagem a um dos seus mais expressivos e representativos foliões, Vicente de Paula Moreira Delfino, o Chidonga, que durante 10 anos foi Mestre-Sala, e defendeu com maestria o pavilhão da agremiação no carnaval da cidade. Chidonga também será lembrado pelo muito que fez pelo esporte da cidade, como jogador de futebol, mas também como grande incentivador do futebol, revelando muitos garotos e jovens para o esporte da cidade com suas escolinhas. Chidonga, também era conhecido como Borel.
Chidonga faleceu dias antes do desfile do bloco no ano passado e deixou uma grande lacuna. Mas Chidonga conseguiu emplacar uma nova geração de sambistas, deixando como fruto de sua vontade de renovar, com seus ensinamentos, um jovem casal de mestre sala e porta bandeira, Pablo e Cenir, que mais uma vez vai estar na avenida defendendo o pavilhão do Bloco da Imprensa.  Em 2013, o Bloco da Imprensa vai completar 19 anos de folia em Angra dos Reis. Ao longo de quase duas décadas de carnaval no município, a agremiação sempre se valeu do compromisso de apresentar em seus desfiles temas que valorizassem as manifestações da cultura local e do cotidiano da cidade, explorando em seus enredos personalidades que ajudaram a escrever capítulos importantes na história do município.
   Fundado em 1994, o Bloco da Imprensa consegue reunir dezenas de jornalistas, radialistas, comunicadores, fotógrafos, repórteres, cinegrafistas, entre outros profissionais dos veículos de comunicação de Angra dos Reis e da região. A iniciativa de se fundar uma agremiação carnavalesca surgiu em um dos encontros corriqueiros dos profissionais de imprensa, que sempre se reuniam no final do expediente de trabalho para um bate-papo na mesa de um bar, com a única finalidade de descontrair após mais um dia exaustivo de jornada nas redações de jornais, rádios e tevês.
  À época, ficou definida que a sexta-feira de carnaval seria a melhor data para o desfile da agremiação, já que todos os profissionais de imprensa trabalhavam intensamente durante os quatro dias de carnaval na cobertura jornalística da festa popular de Angra dos Reis. O que começou como um tímido bloco de rua, sem muitas pretensões, com cerca de 100 pessoas participando da brincadeira, se transformou, num curto espaço de tempo, em uma das principais agremiações carnavalescas da cidade, despertando grande interesse popular.
O samba enredo do Bloco da Imprensa para 2013 tem como autores Silvio Negão e Renatinho JP. Como intérpretes, Chiquinho da Fortaleza, Wellington Coração, Ademir da Guia e Mica. Dé e Rodrigo Paixão são os músicos do cavaquinho. Comandando cerca de 45 ritmistas, Mestre Lecão, há 11 anos à frente da batuta da bateria do Bloco da Imprensa. A Rainha de bateria será Angelly. A previsão é que cerca de 600 foliões desfilem pelo Bloco da Imprensa vestindo seus abadás. Hoje, a diretoria da agremiação é composta por seis pessoas que trabalham intensamente para colocar o Bloco da Imprensa na rua: Beto Carmona, Alexandre Klippel, Regina Braz, Luis César (O Luizão), Zé Mário Plácido, Ivanilda e Kiki. O Bloco da Imprensa vai desfilar no dia 8 de fevereiro, sexta-feira, às 10 e meia da noite, com concentração marcada para a Praça General Osório.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Blocos da Imprensa e Malhação da Fortaleza intensificam ensaios em conjunto



Semana será de agenda cheia para ritmistas. Parceiros há 11 anos, blocos farão ensaios
diários essa semana, com programação prevendo também apresentação das duas
baterias na Quinta do Samba e na Praça 6 de Janeiro no Morro do Carmo

     Parceiros há mais de uma década, os Blocos da Imprensa e Malhação da Fortaleza intensificam os ensaios da bateria nesta semana, com encontros diários de seus ritmistas, intérpretes, músicos, passistas e casais de mestre sala e porta bandeira, buscando um entrosamento maior das agremiações nos preparativos para o carnaval 2013 em Angra. Além dos ensaios mais técnicos da bateria, as agremiações irão ter duas apresentações com caráter de ensaios gerais. No dia 31, os blocos se apresentam na Quinta do Samba, na Praça do Porto, Centro da cidade, com o Malhação sendo o segundo a se apresentar, por volta das 21h, e a Imprensa o quarto, próximo das 22:30h, dentro da programação do evento pré-carnavalesco, e no dia 1º de fevereiro, as duas agremiações vão se apresentar na Praça 6 de janeiro, no Morro do Carmo. 
   Os 40 ritmistas que fazem parte dos Blocos Imprensa e Malhação são praticamente os mesmos, só trocando as peças de bateria, pois cada bloco tem seus próprios instrumentos. O mestre de bateria da Imprensa e Malhação é o mesmo, Lecão. Quanto aos intérpretes e músicos do cavaquinho, há também pouca modificação no grupo que comanda o samba-enredo durante os desfiles, por isso a integração das duas agremiações durante os ensaios e na programação de preparativos para o carnaval. Por coincidência, os dois blocos têm em seus enredos para esse ano, o mesmo personagem a ser homenageado, Chidonga, pois o ex mestre sala do Bloco da Imprensa também desfilava pelo Malhação, além da atribuição como presidente na agremiação da Fortaleza. 
  O Bloco da Imprensa vai desfilar na sexta-feira, 8 de fevereiro, às 22:30h, com concentração marcada para a Praça General Osório, enquanto o Bloco Malhação da Fortaleza desfilará no dia seguinte, sábado de carnaval, 9, às 21:30h, com concentração marcada para a Rua Coronel Carvalho em frente ao Posto Texaco. As duas diretorias trabalham em conjunto para dar a estrutura necessária aos seus integrantes, porém de foram autônoma em seus planejamentos de investimento financeiro nos desfiles de cada agremiação. 
 
A parceria dos dois blocos começou em 2002, e até 2010 o Bloco da Imprensa utilizada os instrumentos do Bloco Malhação, quando na época a diretoria da Imprensa adquiriu os próprios instrumentos para a agremiação, porém tendo à frente a responsabilidade do mestre Lecão.