domingo, 26 de julho de 2015

Confira a sinopse do enredo do Bloco da Imprensa para o Carnaval 2016

Enredo - carnaval 2016

“Procissão Marítima: da Gipoia do seu Luiz Rosa ao plim-plim do Boni”.
      O enredo do Bloco da Imprensa para o carnaval 2016, em Angra dos Reis, tem como tema: “Procissão Marítima: da Gipoia de Seu Luiz Rosa ao plim-plim do Boni”.  A agremiação irá contar no seu desfile, desde a origem da festa no mar até a alegre participação das embarcações e das galeras, que fazem há mais de 35 anos, grandes espetáculos na Baía da Ilha Grande, sempre com muita originalidade, irreverência e animação. Um verdadeiro carnaval no mar, no dia 1º de janeiro, brindando a chegada de um novo ano.
  E o balanço do mar vai nos levar no início da Procissão Marítima e de seus idealizadores, Seu Luiz Rosa e José Bonifácio Sobrinho, o Boni. E a inspiração dos dois embarcou nas festas que aconteciam em outras cidades e em 1978, eles reuniram um grupo de amigos e com as imagens de Nosso Senhor dos Navegantes e Nossa Senhora da Piedade, criaram a Procissão Marítima de Angra dos Reis.
   Após três anos, os santos deixaram de ser utilizados, para evitar conflitos com a Igreja Católica e a festa tornou-se profana, com uma única preocupação: comemorar a chegada do novo ano. Mas, dentro do enredo, há um capítulo todo especial dedicado à vida do Seu Luiz Rosa, um dos moradores mais representativos e carismáticos de Angra dos Reis e que faleceu em 2015, aos 96 anos.
  Nascido e criado na Ilha da Gipóia, ele era movido a festas, a receber os amigos, e a uma boa conversa no bar e restaurante que levava o seu nome, o mais tradicional e frequentado da região, na paradisíaca praia das Flechas. E além de festeiro, Seu Luiz Rosa adorava contar uns “causos”. Bom de papo, toda vida. Uma história de vida e de amor à Angra, de um pescador que contagiava a todos com sua alegria, simplicidade e simpatia.
  E o bar-restaurante do Seu Luiz Rosa tornou-se uma das principais referências em gastronomia na cidade, para moradores, turistas e muita gente famosa, como o ex-diretor geral da TV Globo, José Bonifácio Sobrinho, o Boni. Sua Moqueca é o que há de melhor. E a fama gastronômica deste caiçara tomou conta de outras gerações da família Rosa, que mantém outros negócios no mesmo ramo na cidade, como o restaurante Canto das Canoas, também na Gipoia, e o famoso bar-flutuante Jango’s Bar.
   Mas, Seu Luiz, gostava mesmo é de permanecer ancorado no agradável deque do seu bar-restaurante apreciando a bela paisagem banhada pelas verdes águas transparentes e, de preferência, tomando uma cerveja geladinha, acompanhada de pastel de queijo, sempre disposto a reviver suas histórias. Anualmente, no dia de seu aniversário, Seu Luiz Rosa saía para remar sozinho com sua canoa, para dar a volta na sua querida Ilha da Gipoia, como se fosse abraçá-la. Fez esta proeza até aos 81 anos.
   Nos seus áureos tempos, a Procissão Marítima teve grande destaque na mídia e a participação de muitos artistas, que julgavam e elegiam as embarcações mais enfeitadas, criativas e animadas. Animados, os foliões das embarcações vestiam seus abadás, como em um carnaval, só que no mar. A partir do meio dia, dava início ao esquenta na concentração, em frente à Praia das Flechas, na Ilha da Gipóia. E em seguida, os barcos seguiam até a Praia do Anil, no Centro de Angra, num grande cortejo de alegria.
  E não há como negar que as grandes responsáveis por toda animação são as galeras dos barcos, que fazem um verdadeiro carnaval no mar, no primeiro dia do ano. Pé de Cana Boat, Night Boys Boat, Toa a Toa, Em Cima da Hora, Beleza de Angra, BotaChopp, Turma do Agito, Galera do Bonfim, Extravasa Boat, Piratas do Caribe, Fla-Angra, Galera do Rock, Urubuzada, São João na Procissão, The Power, entre outras.
  Assim como, das galeras mais tradicionais como a Turma do Lencinho, Boêmios, Turma do Swing, e enaltecer as presenças sempre muito marcantes das pequenas embarcações, as caricatas e figurativas, como o Ferrari do Magnum, Trovão Azul, Submarino Amarelo e Fórmula1.


 Atenção compositores!
Tópicos e dicas importantes a serem destacados no enredo que devem ser relevantes na composição do samba-enredo do Bloco da Imprensa para o Carnaval 2016:

  • O samba-enredo deve ser curto, estilo samba de embalo, de preferência com frases curtas e refrões empolgantes, podendo também tornar poética a letra do samba;
  • Procurar citar dentro da letra do samba o nome do Tema-Enredo: “Procissão Marítima: da Gipoia do seu Luiz Rosa ao plim plim do Boni”.
  • Ordenar a letra do samba-enredo como se estivesse contando uma história, porém sem a necessidade de citar datas ou em ordem cronológica; O que pode ser importante estar na letra do samba: é no balanço do mar que a Imprensa entra no embalo da Procissão Marítima. Vamos embarcar na inspiração de Luiz Rosa e Boni e deslizar na onda da alegria. O carnaval no mar brinda a chegada de um novo ano, com a animação das galeras e o colorido dos barcos. Chuê, chuá, as águas vão rolar, e eu vou me acabar. A procissão contagia anônimos e artistas, da Gipóia à Praia do Anil, e faz o mundo se encantar pela tela do plim-plim. Vou no entusiasmo da Fla-Angra, no agito do Swing e do Lecinho. Quero axé, funk e rock. Tô à toa e Agito pra valer. Vai, Extravassa, afinal, sou Pé de Cana, bebo chope e danço até São João. Não quero nem saber, a felicidade está no mar. Sou um Pirata da alegria. Vou navegar, num sonho criativo. Vou pro mar de submarino ou Ferrari, num trovão de alegria, em águas cristalinas. Depois da farra, vou pro bar da Gipóia, me deliciar com a Moqueca e a boa prosa do pescador Luiz Rosa.
  • Tentar seguir as expressões utilizadas na sinopse do enredo sugeridas pela coordenação é importante, porém a sua adequação vai muito da criatividade dos compositores em expressões ou frases, que inclusive, podem proporcionar rimas, harmonia, melodia e empolgação ao samba.