quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Coordenadores do Bloco da Imprensa vão visitar circo que faz temporada em Angra para agregar informações para o enredo da agremiação

Com o objetivo de conhecer mais de perto a vida circense e colher informações adicionais para enrequecer o enredo da agremiação para o carnaval 2009, os coordenadores do Bloco da Imprensa farão uma visita ao Circo Big Brother que está fazendo temporada em Angra. A companhia circense está instalada no aterro da Praia da Chácara, na Avenida Caravelas, e a visita está sendo articulada pelo artista circense angrense Luciano Araújo, que interpreta o palhaço “Pamonha”, além de praticar malabaris entre outras técnicas, que tem estado em contato direto com os integrantes da Circo Big Brother.

Em 2009, o Bloco da Imprensa terá como tema enredo “Respeitável público, hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! É a magia do Circo nos 15 anos de folia do Bloco da Imprensa”, tendo como foco central a chegada das caravanas circenses na cidade e o sucesso dos espetáculos que as companhias faziam no município desde o século XIX, contada por um dos livros do historiador, jornalista e poeta angrense Alípio Mendes, que relata como era o cotidiano de Angra dos Reis e do seu povo com a chegada dos circos na cidade. Sempre com temas ligados a história, tradição e cultura de Angra dos Reis, a agremiação decidiu levar para a avenida em 2009, ano de celebração dos seus 15 anos de folia no Carnaval de Angra dos Reis, toda a magia do circo.

O tema também vai explorar os principais nomes da cultura circense da terra, como personagens que fizeram história e de participações mais recentes de artistas do picadeiro angrense. A agremiação vai dar destaque no seu enredo a história mais recente da participação dos grupos Pé-de-Moleque e Cia. de Palhaço, que estimulam até hoje a arte circense na cidade, gerando inúmeros personagens do riso como os palhaços Pitanga, Maria Mole, Paçoquinha, Pim-Pim, Picolé, Pipoca, Empadinha, Pamonha, Zé Goiaba, Horácio, Jujuba e Catavento.

O desejo dos organizadores do Bloco da Imprensa é mostrar na avenida toda a caracterização e simbolismo do circo, transformando a passagem da agremiação num espetáculo alegre e colorido. Ao abrirem as cortinas e o espetáculo começar, foliões, ritmistas da bateria, casal de mestre-sala e porta-bandeira, integrantes da comissão de frente e intérpretes(puxadores), virão representados pelas suas camisas, fantasias, alegorias, adereços e alas, o mais fiel possível dos personagens tradicionais do circo. O respeitável público vai se encantar com os palhaços, malabaristas, mágicos, mulher barbada, contorcionistas, pernas-de-pau, cospe fogo, o homem bala, acrobatas, entre outros. A agremiação vai transformar a avenida num grande picadeiro.

A escolha do samba-enredo do Bloco da Imprensa vai acontecer no dia 30 de janeiro de 2009, numa sexta-feira, na casa noturna Armazém Angra, às 20h. Vários compositores da cidade receberam a sinopse do enredo e já estão compondo os seus sambas para concorrerem no dia 30. Caso algum compositor não tenha adquirido ainda a sinopse basta acessar ao bloco da agremiação www.blocodaimprensaangra.blogspot.com e imprimir uma cópia.