quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bloco da Imprensa emociona com homenagem a Chidonga



Cores em abadas e fantasias lembram fases do Chidonga no samba e no futebol de Angra. Familiares do homenageado participam de desfile e se emocionam
 
   O Bloco da Imprensa transformou as ruas do Centro da cidade numa grande passarela do samba no seu desfile que homenageou o ex-mestre-sala Chidonga, na noite da última sexta-feira, 8. A queima de fogos às 23 horas e 10 minutos anunciou o início do desfile do Bloco da Imprensa. 
 
Milhares de foliões acompanharam a evolução da agremiação, que trouxe, mais uma vez, dois casais de mestre-sala e porta-bandeira, os jovens Pablo e Cenir, e ainda os mais experientes Pedrinho e Bia.
 
 O casal Pablo e Cenir estreou no desfile deste ano uma nova bandeira do Bloco da Imprensa e a vestimenta, toda na cor azul marinho, com detalhes em laranja, se destacou pelo brilho do tecido. Bia homenageou o antigo parceiro com um vestido nas cores do time do coração de Chidonga, o Fluminense. 
   Um tripé abre-alas conduzia um banner com a figura de Chidonga como mestre-sala em um dos desfiles que ele fez pela agremiação. Nove crianças vieram na comissão de frente da agremiação, sendo uma delas com a camiseta com inscrição do homenageado e as demais cada uma com uma das letras do nome Chidonga, sendo que em todas elas tinham o número 10 nas costas, representando a história do homenageado no futebol da cidade. 
 
Todos os ritmistas, intérpretes, músicos do cavaquinho e diretores do bloco vieram vestidos com camisas também nas cores pretas e brancas, com a imagem do Chidonga, números 10 nas costas, em homenagem ao Novo Mundo Futebol Clube, time que o homenageado defendeu durante anos no futebol amador da cidade. 
   À Frente da bateria, comandando os ritmistas o mestre Lecão e a rainha Angelly, de 18 anos, que vestia uma fantasia de passista dourada. Os irmãos, filhos e sobrinhos de Chidonga participaram do desfile e se emocionaram antes, com a entrega de um quadro com a camisa do bloco emoldurada, e também ao longo de toda a apresentação. 
 
O samba-enredo de autoria de Silvio Negão e Renatinho JP foi bastante cantado pelos integrantes, animados pelos intérpretes Chiquinho da Fortaleza, Wellington Coração, Mica e Ademir da Guia, e pelos músicos do cavaquinho Dé e Rodrigo Paixão. 
 
O carnaval 2013 do Bloco da Imprensa teve a parceria da Prefeitura de Angra, por meio da Cultuar (Fundação de Cultura de Angra dos Reis), Eletronuclear, Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura, Itaipava, Eval, Condomínio Geral Portogalo e Abcar (Associação dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis), e ainda o apoio de Baiaco, Sodima, Gêlo Odaka, Propescar, Sandubas, Marta Mattar e TerraGrill. 
   A diretoria da agremiação já anunciou o enredo para o carnaval 2014 que terá como tema “Imprensa 20 anos”. 
 
O Bloco da Imprensa irá comemorar no ano que vem duas décadas de carnaval em Angra dos Reis. E para celebrar a data, o enredo da agremiação será dedicado a uma retrospectiva (retrô) dos principais temas que o bloco desenvolveu ao longo de 20 anos. No Jubileu de “Porcelana” da agremiação, a ideia é reviver enredos que se destacaram em carnavais passados do Bloco da Imprensa. 
 
A sinopse do enredo para 2014 já está pronta e será encaminhada a compositores que se unirão para fazer a música que irá embalar o carnaval do ano que vem do Bloco da Imprensa. Em 2014, a agremiação vai desfilar no dia 28 de fevereiro, sexta-feira, e a diretoria comemora a possibilidade de ter uma pouco mais de tempo para organizar o seu carnaval, já que a folia no ano que vem será no início de março.