sábado, 1 de novembro de 2008

ABCAR terá primeiro encontro com TURISANGRA na semana que vem para já tratar do Carnaval 2009

A ABCAR – Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalesco de Angra dos Reis – terá sua primeira conversa com a TURISANGRA para já começar a tratar do carnaval 2009 na semana que vem. A princípio o encontro está marcado para o dia 4 de novembro, terça-feira, porém ainda depende de uma confirmação na agenda do Presidente da fundação, Manoel Francisco. Mas de qualquer modo, a primeira reunião vai acontecer na semana que vem, faltando um pouco mais de três meses para o carnaval.

Os dirigentes da entidade querem desde já acertar detalhes com a TURISANGRA, principalmente quanto às questões de infra-estrutura e ajuda financeira dos blocos, dois pontos sempre muito polêmicos, mas que avançaram bastante em 2008, todavia que necessitam ser avaliados em conjunto com a Prefeitura Municipal. Por meio de um questionário que foi respondido pelos dirigentes das agremiações logo após a folia deste ano, o conjunto de respostas será encaminhado mais uma vez a TURISANGRA, e através delas os pontos positivos e falhos apontados pelos blocos serão analisados pelos dois lados.

Um dos temas da pauta da reunião com a fundação de turismo que será discutida pelos dirigentes da ABCAR é quanto à manutenção para o carnaval 2009 do que foi conquistado pela entidade no carnaval de 2008, principalmente a ajuda financeira, que em relação a folias de outros anos, teve a verba para os blocos reajusta em 100%. “É inegável como o aumento desta ajuda financeira foi importante para as agremiações. Plasticamente falando, foi indiscutível o avanço que vimos na avenida no desfile de cada bloco esse ano. Os blocos investiram bastante em seus carnavais, e o que se viu foi uma melhor infra-estrutura e mais organização no carnaval de rua da cidade, frutos do investimento de cada agremiação”, ressaltou o jornalista Beto Carmona, presidente da ABCAR.

Após o carnaval deste ano, a entidade já promoveu perto de 10 reuniões com os dirigentes dos blocos associados e o próximo encontro será no dia 10 de novembro, numa segunda-feira, às 19:30h, na sala de vídeo do Teatro Municipal. E encontro antes com a TURISANGRA é justamente para já se ter um parecer da fundação do que se pretende para o carnaval 2009 e a diretoria da ABCAR repassar aos dirigentes dos blocos o que poderá ser vislumbrado para o próximo ano.

Houve ascensão de blocos dentro dos critérios de avaliação da ABCAR

A experiência de se implementar um regulamento interno com critérios de avaliação e classificação dos blocos dentro do carnaval da cidade sob a ótica da ABCAR deu certo. Os critérios que foram analisados, votados e aprovados pelos associados antes mesmo do carnaval de 2009, consta no estatuto da entidade e no seu regimento interno. Na prática isso já funcionou na avaliação feita no desfile em 2008 de cada bloco, e alguns ascenderam dentro do quadro de classificação.

É claro que aqueles que já estavam no chamado de Grupo Especial não tiveram como ascender, total de 16, porém não desceram e dois subiram: Bloco dos Artistas e Conexão Bahia, passando agora a ter 18. Já no Grupo A, intermediário, que eram sete em 2008, para 2009 se manteve no mesmo patamar, pois dois blocos ascenderam para esse grupo: os Blocos Vai Quem Quer da Monsuaba e o Assombrosos do Cruzeiro, que fez um carnaval brilhante e que pela pontuação conquistada e por merecimento, pulou do grupo de iniciante (no mínimo dois anos de desfile sem receber alguma ajuda financeira), para o Grupo A, sem passar pelo Grupo em Ascensão.

No Grupo em ascensão que em 2008 era composto por três agremiações, foi acrescido de mais dois blocos, passando a ter agora a composição de cinco, porém com a ascensão do Vai Quem Quer, caiu para quatro, mas voltou a ter cinco. Os que subiram de iniciante para o Grupo em Ascensão foram Balneário e Pé na Jaca do Camorim, e entra na vaga do Vai Quem Quer o Bloco Alcoólatras de Plantão, da Vila do Abraão, que se filiou a ABCAR dentro do prazo previsto, e que tem uma longa história de folia no carnaval da cidade, portanto mais de dois anos de desfile. No Grupo Iniciantes que esse ano tinha cinco, passa a ter em 2009 apenas dois: Bloco Unidos da Porteira da Japuíba e Bloco Corujão, já que Balneário, Pé na Jaca e Assombrosos do Cruzeiro subiram.

CLASSIFICAÇÃO DOS BLOCOS

PONTUAÇÃO GERAL

GRUPO ESPECIAL

DE 175 A 100 PONTOS

GRUPO A

DE 99 A 80 PONTOS

GRUPO EM ASCENSÃO

MENOS DE 80 PONTOS

Como ficou a classificação dos blocos para 2009:

GRUPO ESPECIAL

Agremiações

Pontuação conquistada em 2008

Bloco da Carioca

175 pontos

Bloco Império do Frade

168 pontos

Bloco da Imprensa

163 pontos

Bloco do Reizinho

151 pontos

Bloco da Malhação

145 pontos

Unidos Praia Vermelha

139 pontos

Uns e Outros de Ladeira Abaixo

137 pontos

Unidos do Caravela

137 pontos

Bloco da Jaqueira

130 pontos

Marit’ Samba

127 pontos

Nega Maluca

120 pontos

Sujos de Lama

119 pontos

Ki Merda É Essa

115 pontos

Bloco da Feliz Idade

115 pontos

Quarta Sem Lei

109 pontos

Unidos do Tatu

104 pontos

Conexão Bahia

103 pontos

Bloco dos Artistas

100 pontos

GRUPO A

Agremiações

Pontuação conquistada em 2008

Assombrosos do Cruzeiro

97 pontos

Unidos do Bonfim

89 pontos

Mocidade do Marinas

89 pontos

Unidos de Jacuecanga

86 pontos

Vai Quem Quer

85 pontos

Caras Pintadas

81 pontos

Galera do Rock

81 pontos

GRUPO EM ASCENSÃO

Agremiações

Pontuação conquistada em 2008

Unidos do Balneário

64 pontos

Afro Reggae

59 pontos

Sururo Formado

57 pontos

Pé na Jaca

53 pontos

Alcoólatras de Plantão

Em 2008 não era filiado e não foi avaliado

GRUPO INICIANTES

Agremiações

Pontuação conquistada em 2008

Bloco do Corujão

80 pontos

Unidos da Porteira

57 pontos

Obs: apesar de terem atingido pontuações que os elevariam para uma classificação acima, Corujão e Porteira ainda não cumpriram o prazo de dois carnavais seguidos, a carência de dois anos.