sábado, 17 de setembro de 2011

Enredo carnaval 2012







“Eles são Deuses, são bambas!

A Imprensa exalta os baluartes do samba”.

A Associação Recreativa, Cultural e Carnavalesca Bloco da Imprensa de Angra dos Reis – Abiar – terá como enredo no Carnaval 2012 o tema “Eles são Deuses, são bambas! A Imprensa exalta os baluartes do samba”, numa referência àqueles que escreveram a história do carnaval de Angra dos Reis, seja em sambas inesquecíveis, nas inconfundíveis batidas de bateria, na irreverência de seus personagens, no bailado elegante dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, de carnavalescos e seus enredos memoráveis, no luxo dos destaques e na alegria de entusiastas pelo carnaval.

A homenagem do Bloco da Imprensa vai viajar por várias fases da folia na cidade e relembrar de figuras ilustres, que fizeram de seu talento e amor ao carnaval, uma transformação na cultura de Angra dos Reis. Verdadeiros baluartes, pioneiros, que deixaram um legado para outras gerações, que semearam a paixão pelo samba e que são a raiz e a tradição do carnaval. Eles são Deuses, são bambas, originários da alegria e do entusiasmo da história de blocos e escolas de samba.

O Bloco da Imprensa vai reverenciar a participação histórica do carismático casal de mestre-sala e porta-bandeira da Carioca, Lídia e Tancredo, as batidas únicas e o ziriguidum das baterias comandadas pelos mestres Taíca e Dentinho, a irreverência e alegria marcantes do Reizinho Zé Augusto e a figura foliã e entusiasta de Milton Frango Nu. Vamos valorizar a criatividade e o talento de Dídico e Hildebrando e os seus carnavais campeões, o luxo e a originalidade das fantasias de Luizinho Cabeleireiro e a poesia de letras de sambas de compositores como Zé Foguinho e Mané Pato.

Angra dos sambistas, dos foliões, de muitos carnavais, como nos velhos tempos. A história da folia do “Rei Momo” na cidade está registrada a grandiosa participação destas pessoas, que ajudaram a escrever capítulos importantes e que são lembrados até os dias de hoje.

E o Bloco da Imprensa quer reavivar esta memória dos áureos tempos do carnaval popular de Angra. Sabemos que temos muitos outros personagens desta trajetória carnavalesca, que influenciou culturalmente o nosso carnaval, o nosso samba, mas para atender as especificidades de samba-enredo de bloco de embalo, a principal característica de sua formatação está na construção e composição de letras curtas e samba enxuto, que garantirá a sua boa fluência, harmonia e embalo durante o desfile da agremiação.

Por isso, destacamos na sinopse do enredo, nomes de alguns destes personagens ou personalidades do carnaval de Angra, numa escolha de importantes participações de pessoas em suas respectivas áreas ou segmentos que mais se destacaram e deixaram uma marca e uma história.

Atenção compositores!

Tópicos e dicas importantes a serem destacados no enredo que devem ser relevantes na composição do samba-enredo do Bloco do Reizinho para o Carnaval 2012:

· O samba-enredo deve ser curto, estilo samba de embalo, de preferência com frases curtas e refrões empolgantes, podendo também tornar poética a letra do samba;

· Procurar citar dentro da letra do samba o nome do Tema-Enredo : Eles são Deuses, são bambas! A Imprensa exalta os baluartes do samba”;

· Ordenar a letra do samba-enredo como se estivesse contando uma história, porém sem a necessidade de citar datas ou de todos os nomes de personalidades homenageadas descritos nesta sinopse;

· O que pode ser importante estar na letra do samba: épocas de sambas inesquecíveis, baterias nota 10 de batidas inconfundíveis, irreverentes e divertidos foliões, o gingado de imponentes casais e os pavilhões, de carnavalescos e seus enredos memoráveis, e o luxo dos destaques. Bloco da Imprensa viaja por várias fases da folia em Angra e relembrar de figuras ilustres, que fizeram de seu talento e amor ao carnaval, uma transformação na cultura da cidade.

Lídia e Tancredo, baluartes da dança, Taíca e Dentinho, na batida do samba. Na ala da alegria, tem Reizinho e Frango Nú, embalados pelas canções, dos bambas Foguinho e Mané Pato. Tem carnaval campeão com Dídico e Hildebrando, e Luizinho, é luxo só.

E o Rei Momo anuncia: Tem ziriguidum. E na passarela, os pioneiros do samba. É Angra de eternos carnavais.

· Tentar seguir as expressões utilizadas na sinopse do enredo sugeridas pela coordenação é importante, porém a sua adequação vai muito da criatividade dos compositores em expressões ou frases que inclusive podem proporcionar rimas, harmonia, melodia e empolgação ao samba.

A escolha do samba-enredo do Bloco da Imprensa vai acontecer no dia 20 de janeiro de 2012, numa sexta-feira, em local e horário ainda a ser definidos. A entrega dos sambas-enredos concorrentes deverá ser feita no máximo até às 16h (4 da tarde)do dia da escolha do samba, no Café Favorito, na Rua do Comércio, no Centro de Angra, ou pessoalmente nas mãos do Presidente do Bloco da Imprensa, Beto Carmona. Cada samba concorrente deverá ser entregue com no mínimo 10 (dez) cópias da letra, contendo o(s) nome(s) do(s) compositor(s), do enredo, sendo obrigatório em papel digitalizado ou datilografado, para facilitar o entendimento da composição.

Atenção compositores concorrentes ao samba-enredo do Bloco da Imprensa: Fica determinado que à direção do Bloco da Imprensa analisará se haverá ou não a participação de intérpretes do samba vencedor na gravação do samba, nos ensaios e no desfile da agremiação no carnaval 2012. Quem vence a concorrência da escolha do samba-enredo são os compositores, e a interpretação da música, ou seja, de quem serão os intérpretes, fica a critério do bloco. A agremiação já tem seus intérpretes oficiais: Chiquinho da Fortaleza, Wellington Coração, Marquinhos do Tatu, Mica, Ademir da Guia e Sérgio Oliveira.

Aos compositores, boa performance na composição da letra do samba-enredo.

BOA SORTE!

Bloco da Imprensa /Calendário preliminar de eventos em 2012

· Dia 20 de janeiro de 2012 (sexta-feira)- Escolha do Samba-Enredo

· Dia 27 de janeiro de 2012 (sexta-feira) - 1º ensaio após a escolha do Samba-Enredo

· Dia 03 de fevereiro de 2012 (sexta-feira) - 2º ensaio após escolha do Samba-Enredo

· Dia 13 de fevereiro de 2012 – (segunda-feira) - Ensaio geral do bloco

· Dia 17 de fevereiro de 2012 ( sexta-feira)– Desfile Oficial do Bloco da Imprensa

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bloco da Imprensa vai homenagear os “Bambas” do samba no carnaval 2012



















Com o enredo “Eles são Deuses, são bambas! A Imprensa saúda os baluartes do samba”, agremiação vai relembrar em seu desfile personalidades que construíram a história da folia em Angra

A diretoria do Bloco da Imprensa de Angra dos Reis já definiu o enredo que irá explorar no seu desfile no carnaval 2012. A agremiação terá como tema: “Eles são Deuses, são bambas! A Imprensa saúda os baluartes do samba”. O bloco vai homenagear algumas pessoas que ajudaram escrever a história do carnaval de Angra dos Reis, seja pelos sambas inesquecíveis e seus compositores, as inconfundíveis batidas de bateria sob a batuta de grandes mestres de bateria, a irreverência de foliões personagens marcantes. E ainda, o carisma e bailado elegante do casal de mestre-sala e porta-bandeira, a criatividade de carnavalescos e seus enredos memoráveis, o luxo dos destaques na avenida, e a alegria de personalidades entusiastas pelo carnaval.
“O Bloco da Imprensa vai reverenciar o casal de mestre-sala e porta-bandeira Lídia e Tancredo, as batidas únicas e o ziriguidum das baterias comandadas pelos mestres Taíca e Dentinho, a irreverência e alegria marcantes do Reizinho Zé Augusto e a figura foliã e entusiasta de Milton Frango Nu. Também vamos saudar a criatividade e o talento de Dídico e Hildebrando e os seus carnavais campeões, o luxo e a originalidade das fantasias de Luizinho Cabeleireiro e a poesia nas letras de sambas de compositores como Zé Foguinho e Mané Pato”, detalhou Beto Carmona, presidente da agremiação.
A homenagem do Bloco da Imprensa vai viajar por várias fases da folia na cidade e relembrar de figuras ilustres, que fizeram de seu talento e amor ao carnaval, uma transformação na cultura de Angra dos Reis. Verdadeiros baluartes, pioneiros, que deixaram um legado para outras gerações, que semearam a paixão pelo samba e que são a raiz e a tradição do carnaval. Eles são Deuses, são bambas, originários da alegria e do entusiasmo da história de blocos e escolas de samba. Angra dos sambistas, dos foliões, de muitos carnavais, como nos velhos tempos. Nesta sexta-feira, 16, às 19h, a diretoria do Bloco da Imprensa se reúne para decidir todo o planejamento da agremiação até o carnaval de 2012.