sábado, 22 de janeiro de 2011

Bloco da Imprensa escolhe samba no próximo sábado no Armazen Angra



No próximo sábado, 29, às 20:30h, na casa noturna Armazen Angra, o Bloco da Imprensa promove o evento que irá definir o samba-enredo que a agremiação irá defender no seu desfile no dia 4 de março, sexta-feira de carnaval. Com o tema em homenagem as mulheres, “É cor de Rosa Choque...Mulheres de Angra”, a escolha do samba promete mais uma vez ser acirrada e com cerca de oito músicas inscritas e candidatas a vencedora e em condições de receber o prêmio em dinheiro de R$ 300,00, mais um troféu como honraria do samba que irá representar o Bloco da Imprensa na folia em 2011.
Na ocasião do evento, a diretoria da agremiação fará oficialmente a apresentação das novas peças de bateria adquiridas recentemente, com todos os instrumentos tendo a identificação do bloco, com a logomarca. A perspectiva de sambas inscritos giram em torno de alguns compositores da cidade tradicionais como Renato JP, Silvio Negão, Wellington Coração, Chiquinho da Fortaleza, Maurício Macuco, podendo pintar novidades esse ano, com até compositores de fora da cidade se candidatando ao melhor samba para o carnaval do Bloco da Imprensa em 2011.
No enredo entregue aos compositores concorrentes, a agremiação dá dicas e caminhos para que não haja a exploração da trajetória de mulheres especificas, mas sim falar do conjunto de suas lutas de maneira geral, tendo como eixo central, palavras e frases que as caracterizam, porém de maneira poética, em versos, em prosas, em forma de canção. Musicalmente, na melodia e no ritmo do samba, o enredo quer revelar e exaltar a essência da mulher sob todos os aspectos e sentidos. De virtudes estéticas e sensuais, passando pela condição de mulher e mãe, aos papéis importantes exercidos na sua ascensão pessoal, profissional e política que historicamente ajudaram e continuam a promover a construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática.
Entre frases e podendo se transformar em rimas, o enredo revela: Elas são força e coração, brilhantes vencedoras, guerreiras que não fogem à luta. Inspiração da vida, elas são a verdade, felicidade e canção. De sexo frágil, não têm nada, têm sexto sentido, têm a força da conquista e da razão. São donzelas, vividas, acanhadas, atrevidas, são de todas as cores e de muitos amores. Ninguém chega aos seus pés. Mulheres sonhadoras, conscientes, maduras, pacientes, de virtudes, de alma valente, de inúmeras possibilidades. Além da concorrência do samba, a noite no Armazen no próximo sábado tem outras atrações. O intérprete Chiquinho da Fortaleza vai relembrar antigos sambas do Bloco da Imprensa e de escolas de samba do Rio, acompanhado dos ritmistas comandados pelo Mestre Lecão, e ainda o show de ginga, bailado e samba no pé do casal de mestre-sala e porta-bandeira Chidonga e Cenir e da passista Ana Cláudia.
Logo após o anúncio do samba vencedor, o DJ Toninho Lopes do programa “Baticum” da rádio Costazul Fm, entrará em ação, animando ainda mais o evento. Na última sexta-feira, 21, o Bloco da Imprensa fez o seu primeiro ensaio visando os preparativos para o carnaval, no cais de Santa Luzia, e o centro da cidade ficou agitado e com os bares e restaurantes em torno lotados. A agremiação ainda terá mais alguns ensaios após a escolha do samba e tem o seguinte calendário:

Dia 04/02 – Ensaio na quadra de esportes da Fortaleza – às 20h
Dia 11/02 – Ensaio na Praça 6 de janeiro – Morro do Carmo – às 20h
Dia 17/02 – Apresentação no evento “Quinta do Samba” – Praça do Porto – às 20h
Dia 20/02 – “Esquenta Feijão da Imprensa”, Armazen Angra – às 18h
Dia 26/02 – Apresentação no “Barracão do Samba”, no Cais de Santa Luzia, às 20h
Dia 04/03 – Desfile oficial no Carnaval 2011 – concentração na Praça General Osório, às 20h