terça-feira, 14 de outubro de 2008

O Circo será o tema enredo do Bloco da Imprensa no Carnaval 2009


Agremiação vai transformar a avenida num grande picadeiro. Tema para o ano que vem vai contar a chegada dos circos em Angra narrada pelo historiador, jornalista e poeta Alípio Mendes. Enredo será lançado num grande evento na data de 10 de dezembro, Dia do Palhaço.
O Bloco da Imprensa já começa a trabalhar o seu enredo para Carnaval 2009. Sempre com temas ligados a história, tradição e cultura de Angra dos Reis, a agremiação decidiu levar para a avenida no ano que vem, toda a magia do circo, tendo como foco central a chegada das caravanas circenses na cidade e o sucesso dos espetáculos que as companhias faziam no município desde 1880. O enredo está sendo desenvolvido dentro da pesquisa feita em um dos livros do historiador, jornalista e poeta angrense Alípio Mendes, que relata como era o cotidiano de Angra dos Reis e do seu povo com a chegada dos circos na cidade.
O tema também vai explorar os principais nomes da cultura circense da terra, como personagens que fizeram história e de participações mais recentes de artistas do picadeiro angrense. O desejo dos organizadores do Bloco da Imprensa é mostrar na avenida toda a caracterização e simbolismo do circo, transformando a passagem da agremiação num espetáculo alegre e colorido, onde ao abrir as cortinas, foliões, ritmistas da bateria, casal de mestre-sala e porta-bandeira, integrantes da comissão de frente e intérpretes(puxadores), venham representados pelas suas camisas, fantasias, alegorias, adereços e alas, o mais fiel possível os personagens tradicionais do circo. O respeitável público vai se encantar com os palhaços, malabaristas, mágicos, mulher barbada, contorcionistas, pernas-de-pau, acrobatas, entre outros.
Calendário de eventos definido
Os organizadores do Bloco da Imprensa já definiram o calendário de eventos da agremiação até o dia do desfile no Carnaval 2009, 20 de fevereiro, na tradicional data de sexta-feira. O lançamento oficial do enredo se dará no dia 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Palhaço, mas o local onde será realizado o evento ainda não foi definido. A escolha do samba-enredo será no dia 30 de janeiro, numa sexta-feira, três semanas antes do desfile do bloco, e os ensaios da bateria acontecerão nos dias 6, 13 e 16 de fevereiro. No evento de lançamento do tema enredo os foliões vão poder conhecer os modelos das camisas(abadá), figurinos do casal de mestre-sala e porta-bandeira, e dos adereços e alegorias da agremiação para o Carnaval 2009.