domingo, 22 de agosto de 2010

Diretoria do Bloco da Imprensa confirma enredo para o carnaval 2011 : “É Cor de Rosa Choque... Mulheres de Angra...”


Dirigentes também anunciaram que agremiação terá bateria própria para a folia do ano que vem, fecham calendário até o dia 4 de março e prometem surpresas polêmicas para o desfile

Em reunião promovida na última sexta-feira, 20, à noite, a diretoria do Bloco da Imprensa reiterou a escolha do enredo para o carnaval 2011: “É Cor de Rosa Choque...Mulheres de Angra”. Devido à proximidade do período da folia no ano que vem com a data do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que cairá na terça-feira de carnaval, a agremiação vai desenvolver esse tema falando um pouco de características que historicamente identificam as mulheres na sociedade nas suas conquistas, força, sensibilidade, beleza e sensualidade.

Dirigentes aproveitaram o encontro para fechar o calendário de eventos que o bloco irá promover até o dia do desfile, dia 4 de março, que reúnem lançamento oficial do enredo, escolha do samba e ensaios, que para 2011 terão uma quantidade maior, principalmente pela decisão de comprar instrumentos de bateria para a agremiação.

“Essa é uma decisão que a gente vinha adiando, mas que para o próximo ano será uma realidade para o Bloco da Imprensa. Teremos bateria própria e já estamos correndo atrás dos possíveis parceiros para tornarmos esse sonho em realidade. A bateria continuará sob o comando do mestre Lecão, pela sua capacidade e confiança que temos nele. Além da novidade de adquirirmos nossos instrumentos de bateria, estamos preparando surpresas para o desfile que sem dúvida vão causar polêmicas. São surpresas que estamos preparando especialmente para agradar as mulheres. Elas vão gostar muito”, disse entusiasmado o presidente do Bloco da Imprensa Beto Carmona.

Falando sobre o enredo, o dirigente salientou que a agremiação não irá explorar a trajetória de mulheres especificas, mas sim do conjunto de suas lutas de maneira genérica, tendo como eixo central palavras e frases que as caracterizam, porém de maneira poética, em versos, em prosas, em forma de canção. “O que pretendemos é que musicalmente, na melodia e no ritmo do samba, os compositores possam revelar e exaltar a essência da mulher sob todos os aspectos e sentidos. Os compositores já podem nos procurar para ter uma cópia da sinopse do enredo ou adquirirem o enredo consultando o nosso blog na internet que é www.blocodaimprensaangra.blogspot.com, ressaltou o jornalista.

Ainda segundo ele, o enredo pretende explorar as virtudes estéticas e sensuais, passando pela condição de mulher e mãe, aos papéis importantes exercidos na sua ascensão pessoal, profissional e política que historicamente ajudaram e continuam a promover a construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática. O evento de lançamento oficial do enredo será no dia 12 de dezembro, no Ceav, no dia 14 de janeiro de 2011 vai acontecer a escolha do samba, no Armazém Angra, e o calendário ainda prevê a realização da gravação do samba em estúdio e seis ensaios de bateria.

Detalhamento do enredo

Na sinopse do enredo finalizada na última semana e pronta para ser entregue aos compositores que queiram concorrer à escolha do samba, os dirigentes apontam o caminho e as regras a serem seguidas na composição da letra, tendo como eixo central a citação de frases que precisam ser colocadas no samba como, por exemplo: Minas, meninas, garotas, gatas do feitiço do amor. Linda obra prima da natureza que nos conduz. Donas do nosso destino, namoradas, amantes, mulheres, mães, protagonistas do nosso ser. Nas faces de Eva, são belas, são feras, são ferozes. Sorriso de princesa que decanta e que nos encanta. Deusas do nosso desejo.

Elas são força e coração, brilhantes vencedoras, guerreiras que não fogem à luta. Inspiração da vida, elas são a verdade, felicidade e canção. De sexo frágil não têm nada, têm sexto sentido, têm a força da conquista e da razão. São donzelas, vividas, acanhadas, atrevidas, são de todas as cores e de muitos amores. Ninguém chega aos seus pés. Mulheres sonhadoras, conscientes, maduras, pacientes, de virtudes, de alma valente, de inúmeras possibilidades.

Mulheres astutas, serenas, que cantam a vida e a dor, que choram e sentem amor, são o inicio, o meio e o fim. Mulheres de sábias palavras, que sabem o que querem. Mulheres que transformam crianças em homens e homens em crianças. Mulheres que não se cansam, que crêem no amor verdadeiro, que amam, que nunca desistem do que querem. Levadas, sapecas, risonhas, molecas, misteriosas, de feliz semblante, de olhos brilhantes, tal qual diamantes. Mulheres de sentimentos, que abrigam uma alma, pura e sincera, determinada e que ouvem a voz do coração. Elas são as “Mulheres de Angra”.

Na sinopse damos dicas importantes a serem destacadas na letra do samba-enredo que devem ser relevantes na hora da composição. O samba-enredo sempre deve ser curto, estilo samba de embalo, de preferência com frases curtas e refrões empolgantes, podendo também tornar poética a letra do samba. É importante também citar dentro da letra do samba o nome do Tema-Enredo: É Cor de Rosa Choque...Mulheres de Angra. É relevante seguir boa parte das expressões utilizadas na sinopse do enredo sugeridas pela coordenação, porém a sua adequação vai muito da criatividade dos compositores em expressões ou frases que inclusive, podem proporcionar rimas, harmonia, melodia e empolgação ao samba, disse Carmona.