segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Bloco da Imprensa escolhe samba no dia 30 de janeiro


   A Associação Recreativa, Cultural e Carnavalesca Bloco da Imprensa de Angra dos Reis (ABIAR), popularmente conhecida como Bloco da Imprensa, definiu na última quarta-feira à noite, 07, em reunião de diretoria, a programação de eventos preparativos para o carnaval 2015. A agremiação vai fazer a escolha do seu samba de enredo no dia 30 de janeiro, sexta-feira, às 20h, na quadra de esportes da Praça 6 de janeiro, no Morro do Carmo, 15 dias antes do desfile oficial do bloco, dia 13 de fevereiro, sexta de carnaval.

  No dia 06 de fevereiro, já com o samba definido, ocorrerá no mesmo local e horário, o ensaio geral do bloco visando o desfile em Angra uma semana depois. No carnaval 2015, o Bloco da Imprensa terá como tema enredo “Sorte ou Azar?”. A agremiação vai falar na folia deste ano sobre crendices e superstições populares. O verde e o preto serão as cores predominantes do enredo deste ano que o bloco irá explorar em seu desfile, tanto nos abadás dos foliões, como também nas fantasias do casal de mestre-sala e porta-bandeira, rainha de bateria, enquanto os abadás dos ritmistas e dos integrantes da diretoria terão como cores predominantes o laranja e o preto. 


Mestre Lecão e Chiquinho da Fortaleza se despedem do Bloco da Imprensa e não desfilam mais na agremiação em 2015

O Bloco da Imprensa se despediu no carnaval do ano passado, 2014, de dois dos seus principais personagens da última década de carnaval em Angra. O mestre de bateria Lecão e o intérprete oficial da agremiação, Chiquinho da Fortaleza, deixaram o bloco e se afastaram da folia da cidade, pelo menos por enquanto. Antes do desfile deste ano, na concentração, a diretoria fará uma homenagem aos dois grandes parceiros do Bloco da Imprensa, numa trajetória que durou 12 anos – 2002 a 2014.
   “Sem sombra de dúvida, dois grandes parceiros e tenho certeza que o Bloco da Imprensa não chegaria ao nível de qualidade de carnaval que alcançou, se não fosse os talentos e as lideranças de Chiquinho da Fortaleza e do mestre Lecão. Eu, como ex-presidente da agremiação tenho uma dívida eterna e uma grande gratidão aos dois, assim como com a comunidade da Fortaleza que também deu sua grande contribuição à nossa agremiação durante todos esses anos. Vão  fazer falta, mas a gente também cansa, depois de anos de dedicação, como eu cansei, e hoje dou a minha contribuição à diretoria atual no que posso para manter o Bloco da Imprensa de pé no carnaval de Angra”, disse o jornalista Beto Carmona.
   Em conversas com a diretoria do Bloco da Carioca, os dirigentes do Bloco da Imprensa negociam a entrada do mestre Dé e dos ritmistas de uma das mais tradicionais agremiações do carnaval da cidade, para que os mesmo venham a desfilar pelo Bloco da Imprensa no desfile deste ano. Em substituição a titularidade de Chiquinho da Fortaleza, ex-intérprete oficial da agremiação, entra Wellington Coração, que já fazia parte do grupo de “puxadores” do Bloco da Imprensa, e terá mais um ano a companhia de Ademir da Guia e Mica. Os ensaios da agremiação estão marcados para os dias 30 de janeiro, dia da escolha do samba, e 06 de fevereiro, ensaio geral, programação que está marcada para a quadra de esportes da Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, às 20h.
   No carnaval 2015, o Bloco da Imprensa terá como tema enredo “Sorte ou Azar?”. A agremiação vai falar na folia deste ano sobre crendices e superstições populares. A agremiação desfila no carnaval 2015 no dia 13 de fevereiro, sexta, às 22h, com concentração marcada para às 21h, na Praça General Osório.  



Compositores da cidade têm até o dia 29 de janeiro para inscrição de sambas concorrentes em 2015 para o carnaval do Bloco da Imprensa



   O Bloco da Imprensa promoverá no dia 30 de janeiro, sexta-feira, às 20h, na quadra de esportes da Praça 6 de janeiro, no Morro do Carmo, a escolha do samba de enredo da agremiação para o carnaval 2015. Os compositores da cidade terão até o dia 29, para fazerem a inscrição de seus sambas concorrentes. A entrega poderá ser feita na Banca do Zé Mário, no Morro do Carmo, em frente à Praça 6 de Janeiro, com a apresentação de 10 cópias da letra do samba com o nome ou nomes dos compositores. Abaixo o a sinopse do enredo “Sorte ou Azar?”:

Sinopse do Enredo – Carnaval 2015

“Sorte ou azar? Crendices e superstições populares”.

   O Bloco da Imprensa escolheu como tema-enredo para o carnaval 2015 “Sorte ou azar?”, pela coincidência de data no dia do seu desfile na folia de 2015. A tradicional sexta-feira que marca a apresentação da agremiação pelas ruas do Centro de Angra dos Reis terá como ingrediente o dia 13, ou seja, sexta-feira 13. Com isso, vamos explorar esse tema utilizando na sinopse do enredo algumas das muitas crendices e superstições mais tradicionais que são relacionadas a sorte ou ao azar dentro do imaginário da cultura popular. Gato Preto que atravessa o nosso caminho, passar por baixo de escada, bater na madeira três vezes, cruzar os dedos, quebrar o espelho dá 7 anos de azar, agosto é mês do desgosto, pisar com o pé direito, tomar banho com sal grosso, são algumas das crendices populares mais comuns do inconsciente coletivo.
   Todas elas estão associadas a atitudes relacionadas muitas das vezes ao uso de amuletos ou talismãs que assumem forças místicas, e que representam a sorte que estar por vir e o afastamento do azar. Afinal de contas, se bem não fazem, mal certamente não farão. Colocar um raminho de Arruda atrás da orelha representa tirar o mau-olhado e influências negativas. O trevo de quatro folhas, ferradura em cima da porta, espada de São Jorge, pé de coelho, figa, são considerados símbolos de superstições que também traduzem afastamento do mau-olhado, e cercados de fé, esperança e felicidade. Quem já não ouviu a frase: “Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, elas existem”.
    O sincretismo religioso da Bahia tem influência direta no comportamento humano. Quem é que já foi na Bahia e não trouxe uma fitinha do Senhor do Bonfim? Diz o ditado popular que “quem canta, seus males espanta”. Sai azar, pé de pato, mangalô três vezes é uma frase popular, que serve de talismã da sorte, assim como a arruda e uma figa de guiné, que afastam o azar, que é o lado mau e que transmite medo. O lado bom é cercado de esperança e de fé, e transmite alegria, em um mundo de fantasias, que afasta a superstição.

Angra dos Reis e suas lendas

   Em Angra dos Reis, a crendice popular tem força na sua própria história secular, cercada de beleza, tradições, “causos”, mistérios, lendas, superstições e personagens folclóricos, que traduzem em sua essência o cotidiano de um povo. Desde 1932, iniciada pelo então prefeito, Fausto Soares Moreira da Silva, o par de alianças encontrado no bolo de aniversário da cidade, simbolizava a sorte de um casamento, e a moeda encontrada na fatia do bolo, representava o dinheiro e uma possível riqueza. Uma das lendas mais conhecidas de Angra, diz que quem beber a água da Bica da Carioca, não consegue mais deixar a cidade. Outra lenda, diz que dois jovens se conheceram na bica, numa noite de lua cheia, e daí surgiu um amor mais forte do que as proibições da época, sendo ela uma sinhazinha de família nobre e muito rica, e ele, um pobre pescador e poeta, que fizeram juras de amor.  Até hoje, muitos acreditam que o romantismo continua no ar, e um encontro no local, em noite de lua cheia, pode representar um amor infinito. 
   As crendices populares da cidade também contam que o túnel que ligava o Convento São Bernardino de Sena ao Convento do Carmo, uma escrava perdeu seu filho fugindo de um cruel feitor e que mesmo após muitos anos, o choro da criança ainda é ouvido. O poeta e escritor Alípio Mendes, também relata nas lendas de Angra, que o Pico do Frade se assemelha a um religioso, que em suas caminhadas pela catequese, ele foi morto e a montanha do local tem a forma do Frade deitado com o seu capuz. Há também a lenda do pirata Jorge Grego, que vagou louco pela cobiça do tesouro enterrado na Ilha Grande, ou mesmo na crendice dos “causos” populares, como a do mostro da Monsuaba, que na década de 50, na febre do café, assustava os moradores das praias da Monsuaba e Jacuecanga, mas, que de fato, era um leão marinho capturado pelo então mergulhador Jorge Elias Miguel.
   A lenda da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que se encontra na Igreja Matriz, carrega por mais de um século, uma interessante história.  Com oito palmos de altura, a imagem foi trazida há mais de cem anos por uma embarcação que fazia uma viagem com escala em Angra.  Querendo seguir viagem, a Nau foi por três vezes impedida, por consequência de tempestades que iniciavam assim que a embarcação saía do porto, empurrando-a de volta.  Conta à lenda, que no rastro da embarcação em meio à tempestade, viam-se dezenas de peixes da espécie "Cavala", típicos da região, que seguiam a embarcação como numa procissão.  Curiosamente, a Cavala possui um osso na cabeça que se assemelha muito ao formato de uma santa com as mãos em prece. O comandante desistiu de retirar a santa da cidade acreditando ser um aviso dos céus para o destino de Nossa Senhora, e vendeu a imagem para a Igreja da matriz e, depois disso os navegantes conseguiram sair da cidade. Em personagens mais recentes do folclore da cidade, um deles é marcante, o “Manteigão” (Ezídio da Silva), que não perdia um velório em Angra.

Atenção compositores!
Tópicos e dicas importantes a serem destacados no enredo que devem ser relevantes na composição do samba-enredo do Bloco da Imprensa para o Carnaval 2015:

  • O samba-enredo deve ser curto, estilo samba de embalo, de preferência com frases curtas e refrões empolgantes, podendo também tornar poética a letra do samba;
  • Procurar citar dentro da letra do samba o nome do Tema-Enredo: “Sorte ou azar? Crendices e superstições populares”.
  • Ordenar a letra do samba-enredo como se estivesse contando uma história, porém sem a necessidade de citar datas ou em ordem cronológica;
  • O que pode ser importante estar na letra do samba: Citar as crendices e superstições mais populares como os amuletos e frases mais conhecidas. Falar da crendice na sexta-feira 13, do gato preto, de não passar por baixo de uma escada, da ferradura e figa, do ramo de arruda e do trevo de quatro folhas, do pé de coelho, Sai azar, pé de pato, mangalô três vezes, da fitinha do Senhor do Bonfim, entre outros amuletos ou talismãs que afastam o azar e atraem a sorte, sempre com muita fé e esperança. O importante é afastar o mau-olhado. Mas é importante citar no samba histórias e lendas de Angra dos Reis, se não todas, as mais conhecidas. A cultura e o folclore de Angra sempre ganharam destaque nos enredos e sambas do Bloco da Imprensa e se faz necessário manter essa tradição.
  • Tentar seguir as expressões utilizadas na sinopse do enredo sugeridas pela coordenação é importante, porém a sua adequação vai muito da criatividade dos compositores em expressões ou frases, que inclusive, podem proporcionar rimas, harmonia, melodia e empolgação ao samba.