domingo, 25 de novembro de 2007

Bloco da Imprensa - Histórico




Fundado em 1994, o Bloco da Imprensa consegue reunir dezenas de jornalistas, radialistas, comunicadores, fotógrafos, repórteres, cinegrafistas entre outros profissionais dos veículos de comunicação de Angra dos Reis. Tudo começou num bate-papo de bar em que jornalistas da cidade se encontravam para uma conversa após mais um exaustivo dia de trabalho. E neste cotidiano, nada melhor para relaxar do que a mesa de um bar, beber aquela cervejinha gelada e jogar conversa fiada. Daí surgiu à idéia de se fundar o bloco. Na época ficou definido que a sexta-feira de carnaval seria o melhor dia para colocar o bloco na rua, já que toda a galera da imprensa trabalhava intensamente durante os outros dias de carnaval na cobertura jornalística da festa popular em Angra dos Reis.
O Bloco da Imprensa mantém a tradição de, a cada carnaval, ter enredo, escolha de samba-enredo, bateria, intérpretes de samba, casal de mestre-sala e porta-bandeira, e um mini carro alegórico abre-alas. Entre os temas-enredo do bloco nos últimos anos destacamos os mais recentes como em 2002 “Angra 500 anos”, em 2003 “Nel, um camarada democrata no jornalismo e na vida” numa homenagem ao saudoso jornalista Manoel Cândido Barbosa, em 2004 “A época de ouro do Basquete” que homenageou o time de basquete masculino da Liga Angrense pela conquista inédita do título estadual de 1993, em 2005, “Sou da Imprensa, sou alegria.....sou só o começo da folia”, numa alusão ao carnaval de rua de Angra dos Reis, exaltando os blocos co-irmãos do carnaval popular da cidade, em 2006 “Divino é fé, é louvor, é paz, é amor, é festa no reinado do Menino Imperador”, numa homenagem a tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Angra dos Reis, em 2007 “Amigo jornaleiro me traga boas notícias. Extra! Extra! Extra!”, tema que homenageou os jornaleiros da cidade, e no próximo, em 2008, o Bloco da Imprensa trará para avenida o enredo “Um Anjo chamado Galloway fez de sua arte e do canto uma Angra de Estrelas. Bravo, bravíssimo...” que irá homenagear o Maestro Galloway, que incontestavelmente tem o seu nome marcado na história da cultura de Angra dos Reis, como um dos maiores mestres que fomentaram a veia cultural de gerações de angrenses para a música e o teatro. Para o Carnaval de 2008, mais uma vez a programação prevê a saída do bloco na sexta-feira de carnaval, dia 01 de fevereiro, às 20 horas, com concentração prevista para a Praça General Osório (Praça do Carmo), com o Bloco da Imprensa percorrendo as Ruas do Comércio, Pereira Peixoto (ao lado da Igreja Matriz), Coronel Carvalho, Raul Pompéia, Avenida Júlio Maria e encerrando o seu desfile na Avenida Ayrton Senna, na Praia do Anil.

2 comentários:

Sergio Oliveira disse...

Maravilhaaaa!!!! Agora posso recordar e saber das notícias do meu querido Bloco da Imprensa. Parabéns para a diretoria do bloco por essa iniciativa, que vai elevar ainda mais o nome do nosso bloco.

Sergio Oliveira
Chumbo

Francinete Fróes disse...

UAU!!!
Muito legal, Beto. Parabéns pela idéia. Ficou muito bom.
O Chumbinho tem razão: é pra recordar e matar a saudade.
Você é 10!
Beijos...