segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Enredo – Carnaval 2009


“Respeitável público, hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!
É a magia do Circo nos 15 anos de folia do Bloco da Imprensa”


Sinopse do Enredo

Em 2009, o Bloco da Imprensa terá como tema enredo “Respeitável público, hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! É a magia do Circo nos 15 anos de folia do Bloco da Imprensa”, tendo como foco central a chegada das caravanas circenses na cidade e o sucesso dos espetáculos que as companhias faziam no município desde o século XIX, contada por um dos livros do historiador, jornalista e poeta angrense Alípio Mendes, que relata como era o cotidiano de Angra dos Reis e do seu povo com a chegada dos circos na cidade. Sempre com temas ligados a história, tradição e cultura de Angra dos Reis, a agremiação decidiu levar para a avenida em 2009, ano de celebração dos seus 15 anos de folia no Carnaval de Angra dos Reis, toda a magia do circo.
O tema também vai explorar os principais nomes da cultura circense da terra, como personagens que fizeram história e de participações mais recentes de artistas do picadeiro angrense. O desejo dos organizadores do Bloco da Imprensa é mostrar na avenida toda a caracterização e simbolismo do circo, transformando a passagem da agremiação num espetáculo alegre e colorido.
Ao abrir as cortinas e o espetáculo começar, foliões, ritmistas da bateria, casal de mestre-sala e porta-bandeira, integrantes da comissão de frente e intérpretes(puxadores), virão representados pelas suas camisas, fantasias, alegorias, adereços e alas, o mais fiel possível dos personagens tradicionais do circo. O respeitável público vai se encantar com os palhaços, malabaristas, mágicos, mulher barbada, contorcionistas, pernas-de-pau, cospe fogo, o homem bala, acrobatas, entre outros. A agremiação vai transformar a avenida num grande picadeiro.
Segundo os relatos de Alípio Mendes, os circos que por aqui andaram faziam o maior sucesso. No final do século XIX, os circos eram armados no campo de São Bento(hoje prédio da Delegacia da Capitania dos Portos e das casas de residência dos professores do Colégio Naval), e no início do seculo XX, eles passaram a ser armados na Rua Nova(atualmente Coronel Carvalho), local onde hoje está instalado o Colégio CEAV – em frente a uma das casas que o povo denominava de cortiço, no lugar exato, onde, atualmente, está o Palace Hotel.
Geralmente o circo era erguido sempre com a frente dando para a esquina da Rua Nova com a Rua das Palmeiras(hoje rua Dr. Moacyr de Paula Lobo). O local era central e bem protegido dos ventos. A partir de 1933 já não se armavam mais circos no local tradicional, na Rua Coronel Carvalho, pois lá fora construída uma quadra de basquete. Os circos passaram a ser montados no aterro do Cais do Porto, por detrás do atual edifício dos Correios.
Na década de 40 muitos circos visitaram Angra dos Reis, inclusive um, no qual o saudoso famoso palhaço Carequinha, muito jovem naquela época, fazia parte do elenco e já era a grande atração. Na ocasião, os circos voltaram a ser armados na antiga Rua Nova, Coronel Carvalho, pois a quadra de basquete estava abandonada e semi-destruída.
Na década de 60 os circos passaram a ser montados no aterro do São Bento e no aterro em frente à Santa Casa, ambos de propriedade do porto. Na atualidade, a presença de circos na cidade é rara, e quando aparecem para temporadas, são armados na área da Praia da Chácara. Alípio Mendes ressalta em seus relatos que nas participações dos espetáculos circenses em Angra dos Reis as bandas de música eram da cidade e entre elas a corporação musical Fênix Angrense.
Não podemos deixar de destacar a história mais recente da participação dos grupos Pé-de-Moleque e Cia. de Palhaço, que estimulam até hoje a arte circense na cidade, gerando inúmeros personagens do riso como os palhaços Pitanga, Maria Mole, Paçoquinha, Pim-Pim, Picolé, Pipoca, Empadinha, Pamonha, Zé Goiaba, Horácio, Jujuba e Catavento.

Atenção compositores!
Tópicos e dicas importantes a serem destacados no enredo que devem ser relevantes na composição do samba-enredo do Bloco da Imprensa para o Carnaval 2009:
· O samba-enredo deve ser curto, estilo samba de embalo, de preferência com frases curtas e refrões empolgantes, podendo também tornar poética a letra do samba;
· Procurar citar dentro da letra do samba o nome do Tema-Enredo : ““Respeitável público, hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! É a magia do Circo nos 15 anos de folia do Bloco da Imprensa”.
· Ordenar a letra do samba-enredo como se estivesse contando uma história, porém sem a necessidade de citar datas;
· O que pode ser importante estar na letra do samba: falar da magia do circo, dos relatos de Alípio Mendes, as caravanas circenses faziam o maior sucesso em Angra, no passado os circos eram montados na Rua Nova, Coronel Carvalho, hoje CEAV, no Campo de São Bento, no Cais do Porto, e hoje quando eles vêm para Angra são armados na Praia da Chácara. Falar o máximo que puder dos nomes dos principais personagens do circo como palhaços, malabaristas, mágicos, mulher barbada, contorcionistas, cospe fogo, o homem bala, pernas-de-pau, acrobatas, entre outros. Relembrar na letra do samba o sucesso, ainda bem novo naquela época, que o maior palhaço do Brasil, Carequinha, fazia quando vinha a Angra. A arte circense sempre esteve presente na veia artística dos angrenses na criação de grupos como Pé-de-Moleque e Cia. de Palhaço e citar alguns nomes de palhaços angrenses nos dias atuais como Pitanga, Maria Mole, Paçoquinha, Pim-Pim, Picolé, Pipoca, Empadinha, Pamonha, Zé Goiaba, Horácio, Jujuba e Catavento. É óbvio que não dá para citar os nomes de todos, porém não esquecer de citar nos possíveis nomes que forem colocados na letra do samba o nome do palhaço Picolé.
· Tentar seguir as expressões utilizadas na sinopse do enredo sugeridas pela coordenação é importante, porém a sua adequação vai muito da criatividade dos compositores em expressões ou frases que inclusive podem proporcionar rimas, harmonia, melodia e empolgação ao samba.
A escolha do samba-enredo do Bloco da Imprensa vai acontecer no dia 30 de janeiro de 2009, numa sexta-feira, na casa noturna Armazém Angra, às 20h. A entrega dos sambas-enredos concorrentes deverá ser feita no máximo até às 4 da tarde (16h) do dia da escolha do samba, no Café Favorito, na Rua do Comércio, no Centro de Angra, ou pessoalmente nas mãos do Coordenador do Bloco da Imprensa, Beto Carmona. Cada samba concorrente deverá ser entregue com no mínimo 10 (dez) cópias da letra, contendo o(s) nome(s) do(s) compositor(s), do enredo, sendo obrigatório em papel digitalizado ou datilografado, para facilitar o entendimento da composição.
Atenção compositores concorrentes ao samba-enredo do Bloco da Imprensa: Independente do samba-enredo vencedor ter seus intérpretes, o mesmo deverá indicar somente um representante para defender o samba ganhador na gravação em CD, nos dois ensaios do bloco antes do carnaval e no dia do desfile oficial, dia 20 de fevereiro de 2009, pois o mesmo se juntará aos intérpretes oficiais do Bloco da Imprensa, Chiquinho da Fortaleza, Wellington Coração e Mica.

Aos compositores, boa performance na composição da letra do samba-enredo.
BOA SORTE!
Maiores informações com o jornalista Beto Carmona – (21) 9687-2272/(24)9838-2594

Bloco da Imprensa Carnaval 2008/Calendário de eventos 2007/2008

Dia 10 de dezembro de 2008 - Lançamento oficial do enredo 2009
Dia 30 de janeiro de 2009 - Escolha do Samba-Enredo
Dia 06 de fevereiro de 2009 - Primeiro ensaio após a escolha do Samba-Enredo
Dia 13 de janeiro de 2009 - Segundo ensaio após escolha do Samba-Enredo
Dia 16 de janeiro de 2009 - Ensaio geral do bloco
Dia 20 de fevereiro de 2009 – Desfile Oficial do Bloco da Imprensa


Telefones de contato com Beto Carmona
Celulares (21) 9687-2272- (24)9838-2594
e-mail:beto.carmona@gmail.com